segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Coisas que as mulheres precisam saber

Musculação Emagrece?

Sim, pois aumenta o metabolismo de repouso. Mesmo depois que você terminou o treino, o organismo utilizará gordura como fonte de energia nas horas seguintes.

No início dos treinos já é possível sentir redução de peso corporal na balança?

Depende da pessoa. Em alguns casos ocorre sim o emagrecimento na balança, em razão do maior gasto energético com os treinos, que leva a um fenômeno chamado balanço calórico negativo (diariamente, a pessoa perde mais calorias do que ganha). Em outras, ocorre um aumento do tecido muscular e não no tecido adiposo, que irá influenciar diretamente na balança.

Músculos podem se transformar em gordura e vice-versa?

Isto é impossível. Pode ser aceito apenas como força de expressão. Quem consegue uma hipertrofia muscular e ao mesmo tempo perde gordura, teve estes resultados através de processos independentes. O tecido adiposo não tem a capacidade de se transformar em músculos. Você irá perder gordura e hipertrofiar seus músculos.

Treinar em jejum emagrece?

Não, é muito comum encontrar pessoas que fiquem horas em jejum a fim de reduzir o peso corporal. Ao acordarmos, depois de 8 horas sem comer, nossas reservas energéticas estão comprometidas e se formos praticar atividades físicas, ocorrerá uma queda na concentração de glicose sangüínea que já estava baixa, levando a uma situação de hipoglicemia que pode resultar em situações graves como perda de consciência, tremor, fraqueza e visão turva.

Posso beber água durante os exercícios?

Deve. Antes, durante e depois dos treinos. Um de seus benefícios está relacionado ao combate a retenção de líquidos, que deixa seu corpo com o aspecto de inchado.

É preciso sentir dor muscular para que o exercício surta efeito?

Não, pois nem sempre a atividade vai causar dor muscular. Essa dor vai depender muito da pessoa, tipos de treino, intensidade e volume de treinos, entre outros...

Fonte: CREF Conselho Regional de Educação Física

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário